terça-feira, 9 de setembro de 2008

3 em 1: uma prenda, um livro e um Centro Porsche

As minhas primeiras palavras não vão para o autor do livro. Vão para o meu Amigo Mário Barroso que me presenteou com este belíssimo livro sobre a História da Porsche em Portugal (“Porsche em Portugal – Os primeiros passos” - Edição Caleidoscópio – ISBN 978-989-8129-38-3). Chegou-me hoje às mãos entregue pelo Carteiro (que como já toda a gente sabe é um grande amigo do peito). Em vez de lhe agradecer pessoalmente por telemóvel, resolvi colocá-lo aqui, para esse efeito (sempre é um agradecimento multimédia – muito mais valioso!). Por um lado este livro é um livro de história, logo de memórias, logo de memorabilia. Para além disso é uma edição especial em que todos os exemplares são numerados e assinados pelo autor. A mim calhou-me o n.º 207. O autor é José Barros Rodrigues a quem eu desde já dou os parabéns. Vou absorver principalmente a parte reservada a Portugal que é a que mais desconheço. Desde logo agradou-me bastante o facto de o autor ter escolhido como a cor base para a capa do livro, o marrom que é a cor oficial da Porsche desde sempre. Um pormenor de classe. Também me ressaltou logo aos olhos quando abri o livro, o facto de existirem várias imagens dos primeiros “lay-outs” publicitários da “Guérin, Limitada” que eram nada mais nada menos do que uma reprodução, do desenho do Type 356 constante do “prospectus pliable” de 1951.
E agora o Centro Porsche Faro. Que aparece aqui como editor exclusivo deste livro. Eu já tinha reparado que o Centro Porsche Faro estava excelentemente montado, mas no outro dia vi a reportagem que foi feita pelo “Auto Hoje” e fiquei ainda mais bem impressionado. Está ao nível dos melhores Porsche Zentrum internacionais. Sem dúvida alguma. Muitos parabéns a quem o “levantou” e faço votos de uma longa existência. E como aqui o que se fala é de memorabilia, lembrei-me logo do Vollmer 5606 H0 Porsche Zentrum, que por sinal, é incrivelmente parecido com o Centro Porsche Faro. E as semelhanças são tantas que parece mesmo um Vollmer em ponto grande. O pequenino mede 270x190x80 mm e foi desenvolvido em estrita colaboração com a Dr. Ing. h.c. F. Porsche. Apesar de a sua concepção original se destinar a figuração de maquetas para pistas de comboios, o certo é que este objecto rapidamente se transformou num “must have” para todos os coleccionadores de miniaturas da Porsche.
O seu preço ronda os 50 €.
Foto:
Example
Foto 2:
Example
Foto 3:
Example
Foto 4: A imagem de 1951 (esta não é do livro):
Example
Foto 5:
Example
Foto 6:
Example
Foto 7:
Example

Sem comentários: